No Sienge, criar um usuário de API. Para isto, acesse o seu painel Sienge, clique no menu do canto superior esquerdo e em "APIs e Conectors". No Menu Lateral, acesse a opção APIs > Usuários de APIs. Clique em Novo Usuário de API.
Preencha os campos necessários. Nome de acesso - Exemplo: nomedaempresa-zepp-api. Os dados deste usuário deverão ser enviados ao seu implantador, junto com a senha que será exibida assim que clicar no botão "Salvar".
Atente-se para o Prazo de Expiração, pois é ele que determina o período de tempo que o acesso à API funcionará. O acesso poderá ser configurado para expirar em uma data específica, para vigorar por um determinado período, ou para nunca expirar. Indicamos deixar selecionada esta última opção.
Após clicar em "Salvar", a senha será mostrada na tela, guarde-a para enviar ao seu implantador. Obs: a senha só será exibida neste momento, após fechar a janela não será possível exibi-la de novo. Caso tenha perdido a senha e ainda não tenha a enviado ao seu implantador, será necessário gerar uma nova.
Além do usuário e senha da API, é necessário autorizar os recursos que serão disponibilizados pela API, ou seja, quais recursos funcionarão na integração entre o ZEPP e o Sienge. Para ativar, siga o modelo:
Devem ser autorizados os seguintes recursos:
Antes de qualquer lançamento, é necessário fazer algumas configurações preliminares no ZEPP, fazendo a inclusão de algumas informações cadastradas no Sienge.
No ZEPP, cadastrar o tipo de documento que será utilizado para os processos, com o código no Sienge. Por exemplo: • Nome: Recibo • Código Auxiliar: REC
O Código Auxiliar é encontrado na listagem de Documentos no Sienge.
Cadastrar as Naturezas Financeiras que serão utilizadas nos lançamentos, com o código do Plano Financeiro do Sienge. Para cada Natureza Financeira, informar como no exemplo abaixo: • Código: 2.03.02.07 • Descrição: 2.03.02.07 - Telefonia • Código Auxiliar: 2030207 (sem pontos)
Para Prestação de Contas, após o cadastro do Plano Financeiro, cadastrar também as Categorias de Despesas, que será a informação que o usuário do ZEPP irá visualizar, vinculando-as às Naturezas Financeiras correspondentes.
Os códigos das despesas podem ser consultados no Sienge em Apoio > Planos Financeiros.
Importação individual de Centros de Custos do Sienge para o ZEPP:
Os códigos dos centros de custos podem ser consultados no Sienge em Apoio > Obras/Centros de Custo > Cadastro.
Vincular no campo Organização do cadastro do Usuário o Credor do mesmo no Sienge para que as informações do título de reembolso sejam enviadas corretamente.
ZEPP Prestação de Contas pode ser utilizado para reembolsos, caixinha ou cartão corporativo.
O colaborador pode anexar fotos dos comprovantes pelo celular e lançar despesas de forma intuitiva
pelo app ou web. Com poucos cliques o relatório é criado e poderá ser acompanhado até o pagamento.
Consulta e aprovação de lançamentos de prestação de contas de forma simples e ágil, por app ou web. É possível consultar as informações de cada despesa, assim como visualizar os anexos.
Lançamento de Pagamentos com possibilidade de acesso por colaboradores e terceiros, agilizando o fluxo de trabalho das áreas administrativas financeiras. É possível fazer o lançamento e a aprovação de NFs corporativas, guias, boletos, adiantamentos e muito mais, de forma rápida e customizável.
Consulta e aprovação de solicitações de pagamentos de forma simples e ágil, por app ou web.
Troca de informações por API, otimizando os processos internos e assegurando a confiabilidade dos dados. ZEPP Despesas envia para o Sienge todos os detalhes do título de contas a pagar, como a forma de pagamento e a apropriação financeira definida pela empresa, além de anexos e resumos das despesas.